fev 11 2016

Fuselagem que se separa da cabine em avião promete salvar passageiros em caso de acidente

por Geotesc Fundações em Notícias

Após o elevador, o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. A segurança de um avião decorre da aplicação de severos requisitos e impostos ao longo do ciclo de vida da aeronave, requisitos que objetivam evitar falhas que possam causar danos materiais ou pessoais, mantendo a probabilidade dessas falhas a um nível baixíssimo. Ainda assim, com todos os procedimentos de segurança previstos na hora de um acidente, o engenheiro ucraniano, Vladimir Tatarenko, mostrou que é possível fazer mais.

Tatarenko trabalhou por 3 anos em cima de uma ideia que ainda não promete salvar muitas vidas, mas, no futuro, quem sabe poderá ser colocada em prática. Ele projetou uma cápsula que separa a cabine do corpo da aeronave, onde ficam os passageiros, em caso de acidente. Com um paraquedas preso ao teto do avião, a parte traseira se desprenderia da cabine e pousaria suavemente com o auxílio do paraquedas, tanto sobre a terra, quanto sobre a água com a ajuda de tubos de borracha infláveis.

A ideia ainda é considerada impraticável, por dúvidas, por exemplo, de como seria possível assegurar que cápsula ejetada com os passageiros pousasse com segurança, sem grande risco de impacto ou colisão com montanhas e edifícios. Ou como os pilotos poderiam se salvar junto com os passageiros? Por enquanto, estas perguntas ficam sem respostas, mas ninguém duvida que ainda poderão ser respondidas.

E você, o que pensa sobre isso? Assista ao vídeo para entender melhor como funciona o mecanismo e tire suas próprias conclusões:



Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.