Relatório de Transparência e Igualdade Salarial.

Relatório de Transparência e Igualdade Salarial 2º semestre
Relatório de Transparência e Igualdade Salarial 1º semestre 2025

Conheça o Concreto Ecológico
As preocupações com o meio-ambiente nem sempre fizeram parte da indústria da construção civil, o que a fez se tornar uma das maiores emissoras do gás CO², que é extremamente nociva à atmosfera do planeta. Porém, percebendo os impactos causados no meio-ambiente nos últimos anos, a busca por alternativas mais sustentáveis se torna cada vez maior, um exemplo disso é a produção do concreto biológico.
O uso excessivo do concreto vem sido discutido entre profissionais da área no mundo todo. Em discussões sobre o assunto, percebeu-se que existem diversos materiais que podem ser utilizados na mistura do concreto e que atualmente são descartados de maneira incorreta pela indústria.
E que materiais são esses?
Ao invés de pedra britada, o concreto pode receber em sua mistura partículas vegetais como cascas de arroz, sobras de cana-de-açúcar, bambu e serragem.
Resíduos como borracha de pneus, cinzas geradas na queima de carvão mineral, areia de fundição, aço, cerâmica, e pó de telhas também são opções.
O importante é que o material seja tão resistente quanto o usado na produção convencional.
Utilizando materiais alternativos na produção do concreto, a sustentabilidade aparece de duas formas. Reaproveitando os materiais, é tida a economia financeira e de recursos, e uma menor emissão de gases causadores do efeito estufa.
Além de causar menor impacto ambiental, o concreto ecológico oferece vantagens como a absorção de impactos, permeabilidade, que possibilita a drenagem das chuvas, entre outras.
Fonte: Blog da Engenharia
China terá primeira cidade 100% sustentável do planeta
A China é conhecida por ser um dos países mais poluidores do mundo. Seu crescimento econômico acelerado resultou em grandes prejuízos para o meio ambiente. Hoje, o país é considerado o maior emissor de gases de efeito estufa no planeta.
Mas como para tudo há uma solução, o país está construindo primeira cidade 100% sustentável do mundo. O projeto, que é uma “cidade floresta”, foi desenvolvido pelo arquiteto italiano Stefano Boeri, e terá aproximadamente 40 mil árvores e quase 1 milhão de plantas, de mais de 100 diferentes espécies.
A cidade floresta terá capacidade para abrigar até 30 mil pessoas em seus 175 hectares, e como qualquer outro centro urbano, terá hospitais, escolas, shopping centers, hotéis, e tudo para garantir qualidade de vida à população.
Espera-se que após o período de um ano, a cidade forneça cerca de 900 toneladas de oxigênio, além de filtrar 57 toneladas de poluentes e 10 mil toneladas de dióxido de carbono.
O projeto, financiado pelo setor de planejamento urbano de Liuzhou, tem entrega prevista para o ano de 2020.
Túnel mais longo da América Latina ligará Chile, Argentina e terá conexão com o Brasil
O túnel Água Negra é o mais novo projeto que pretende ligar a região de Coquimbo no Chile à província de San Juan na Argentina, tendo ainda ligação com a cidade de Porto Alegre no Brasil. Ele é considerado um dos maiores projetos de integração binacional da América do Sul e sua construção tem sido disputada por 10 consórcios de 29 empresas chinesas e europeias.
Segundo as autoridades argentinas, a licitação para o túnel deverá ocorrer em outubro deste ano. O custo do projeto sairá em torno de US$ 1,5 bilhão (R$ 4,86 bilhões) e será financiado pelos governos da Argentina e Chile, além do financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O projeto já havia sido pensado em 1996 e tem como principal objetivo melhorar a conexão e logística entre os portos dos Oceanos Atlântico e Pacífico. Segundo o governo do Chile, a construção pode levar de 8 à 10 anos para ser concluída.

Imagem: Tiempo del Leste
Hoje, a principal conexão rodoviária entre Argentina e Chile é a estrada Paso de Agua Negra. No entanto, essa rodovia é afetada em certas épocas do ano por fortes nevascas que a levam a ser interditada, outro motivo para a construção do túnel.
Serão dois túneis paralelos, com duas pistas cada. Dos 14 quilômetros de extensão do túnel, 72% ficarão em território argentino, enquanto 28% ficarão em território chileno. Os túneis irão possuir passagens de emergência, sistema de ventilação, medidas anti sísmicas e cabines para socorristas.
O fluxo diário esperado é de 2,2 mil veículos, desses, 70% serão veículos de carga.
Dispositivo para celular permite “enxergar” através das paredes
Mais uma vez a tecnologia se mostra aliada da engenharia, arquitetura, construções e reformas em geral.
A novidade da vez é um dispositivo que nos permite “enxergar” o que há por trás das paredes. O Walabot DIY pode ser conectado ao celular e funciona como um raio-x que detecta movimentos e indica se há canos, fiações elétricas, tubos, e demais objetos por trás das paredes.
Com essa tecnologia é possível evitar acidentes e possíveis danos à estrutura do edifício. Até mesmo pequenos objetos como parafusos podem ser detectados pelo Walabot DIY, que detecta elementos em uma profundidade de até dez centímetros.
O dispositivo utiliza de um pequeno sensor 3D, e pode ser conectado ao Smartphone através de um cabo USB.
Para utilizá-lo, basta baixar o aplicativo da WalabotDIY no Play Store, conectar o dispositivo ao celular e pressionar o Smartphone contra a parede.
No momento o aparelho é exclusividade dos EUA, e sua versão mais básica pode ser adquirida no valor de US$ 149,00. As versões com visualização mais detalhada chegam aos US$599,00.
Para entender melhor como funciona o dispositivo, assista o vídeo abaixo.
Flexíveis, duráveis e econômicas: Mantas de Concreto
As mantas de concreto surgiram durante a Guerra do Afeganistão para a construção de abrigos militares e são utilizadas até hoje em mais de cinquenta países ao redor do mundo.
O material criado pela empresa britânica Concrete Canvas, é flexível e prático, podendo ser empregado em diversas utilidades. A manta é feita com cimento especial que, quando em contato com água, torna-se uma fina camada de concreto, perdendo sua flexibilidade após aproximadamente duas horas.
O tecido é resistente à ataques químicos e climáticos, um isolante térmico e impermeável, e de fácil aplicação, podendo ser moldado de diversas formas.

Foto: Concreto Flexível
Sua durabilidade é de aproximadamente cinquenta anos, e é pouco propenso a rachaduras, graças às suas finas e flexíveis fibras de polipropileno.
Sua instalação dispensa preparações de grande porte no local e simboliza uma grande economia de tempo, por ter uma aplicação 20 vezes mais rápida que a dos demais, e também economia de materiais, que é de 90%.
Por ser impermeável, o material é ideal para revestir encostas, valas de drenagem, bacias de contenção, entre outros.
Para entender melhor esse material, assista ao vídeo abaixo:
Empresa recria BMW para virar Transformer
Carros que viram robôs… Isso te lembra algo? Certamente já lhe veio à mente a famosa franquia de filmes Transformers, que conquistou milhares de fãs ao redor do mundo com seus efeitos especiais e cenas repletas de ação.
Para os espectadores do filme, ter um carro que se transforma em robô é um grande desejo, porém, os mesmos não imaginavam que a ideia um dia viesse a se tornar realidade.
A novidade é que agora esse desejo pode vir a ser realizado graças à Letvision, empresa turca de pesquisa e desenvolvimento, que após oito meses de dedicação e com 16 profissionais envolvidos, conseguiram desenvolver o Letrons, uma adaptação da BMW E92 que se transforma em nada mais nada menos que um Transformer.
O automóvel ainda não possui autorização para ser ser dirigido na estrada, mas pode ser controlado por meio de controle remoto, que quando acionado, transforma o carro em robô em apenas 30 segundos.
O Letrons movimenta a cabeça, pescoço, mãos e dedos, e segundo a empresa responsável, só não anda ainda por falta do investimento necessário.
A empresa define-se como a única no mundo capaz de criar carros capazes de se transformarem em robôs, e ainda afirma que esse é apenas um dos modelos dos 12 que ainda estão por vir.
O objetivo dos criadores é a produção em massa desses veículos para que seja possível adquiri-los.
Ficou curioso para ver essa máquina em ação? Aperte o play!
Imagens: Letrons
3 Importantes Monumentos Latino-Americanos em Estado de Deterioração
O que torna uma obra grandiosa em sua arquitetura e engenharia é a influência positiva que terá na vida das pessoas que dela irão usufruir.
Com o passar dos anos, um monumento já não tem o mesmo objetivo que tinha antes e é aí que será decidido se ele será preservado ou não.
A maioria das obras de grande importância permanecem conservadas mesmo estando sem uso. Entretanto, na América Latina existem diversas obras de grande valor arquitetônico que encontram-se em triste estado de abandono e deterioração. Abaixo citamos três exemplos:
1 – Ladeira da Misericórdia de Lina Bo Bardi
Pelourinho, Brasil.

Ladeira da Misericórdia. Imagem © Flickr Adalberto Vilela
Lina Bo Bardi foi uma importante arquiteta brasileira, que se destacou no século XX devido à sua expressividade.
O edifício Ladeira da Misericórdia foi construído em 1987 e é um exemplo da união da arquitetura colonial com o movimento modernista, composto por um conjunto de cilindros em argamassa armada, que em seu interior abriga um restaurante e uma grande árvore em seu centro, onde a luz natural que vem de cima ilumina o espaço.
Atualmente o edifício encontra-se esquecido e abandonado pela Fundação Gregório de Mattos, sua proprietária.
2 – Santa Paula Iate Clube
São Paulo, Brasil.

Santa Paula Iate Clube. Imagem: São Paulo Antiga
Este monumento é composto de uma cobertura retangular em laje tripartida, oito pilares ordenados simetricamente em ambos os lados, apoiados nos blocos de fundação sobre muros revestidos em pedra.
O edifício de 1961, apesar de ser uma obra importantíssima da arquitetura moderna brasileira, deixou de ser usado e a partir de então passou a se deteriorar.
3 – Estufa do Parque Quinta Normal
Santiago, Chile.

Estufa Quinta Normal. Imagem: Plataforma Urbana
Esse Monumento Nacional de Santiago guarda uma história de 150 anos. Estima-se que foi construído em 1866 e instalado como observatório de plantas no Parque Quinta Normal em 1890.
Desde 1995 a edificação permanece abandonada e sem uso.
O Conselho de Monumentos Nacionais aprovou no ano passado a iniciativa apresentada pela Prefeitura de Santiago e o projeto de restauração será levado adiante este ano.
Fonte: ArchDaily