nov 24 2016

São Paulo recebe primeira usina solar flutuante do Brasil

por Rebeca Alexia em Notícias

A primeira usina solar flutuante do Brasil foi inaugurada há aproximadamente um mês atrás na cidade de Rosana, em São Paulo.

A cidade fica a 755 km da capital, e foi o lugar escolhido para receber o projeto, que teve como seu local de instalação o reservatório de Porto Primavera.

O sistema gera 101.552 quilowatt-hora (kWh), energia suficiente para abastecer mais de 1.000 residências com consumo mensal de 100 kWh.

O projeto tem um grande potencial de ajudar comunidades ribeirinhas a terem acesso à energia elétrica. Ele foi iniciado em maio de 2014 e recebeu o investimento de R$ 23 milhões da Companhia Energética de São Paulo, através de recursos do programa de P&D da Aneel.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

 

São duas plantas com painéis solares rígidos de 250 kW na parte terrestre, e 25 kW no flutuante. A área possui aproximadamente 500 metros quadrados, enquanto o reservatório abrange 2.250 quilômetros quadrados.

Segundo o secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, o propósito do investimento é “testar tecnologias inovadoras para poder fornecer conhecimento para as empresas do setor instaladas no estado”.

Os especialistas da área pretendem investir em projetos semelhantes também em outras cidades, entre elas Balbina, no Amazonas, e Sobradinho, na Bahia.

O uso da energia solar deve se popularizar cada vez mais no Brasil, e isso é necessário para o futuro do planeta. Uma forma consciente de aproveitar os recursos que já temos, sem agredir o nosso meio-ambiente.


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.